top of page

Por que me gripei se fiz a vacina?

Atualizado: 17 de jan. de 2020



À medida em que esfria, as pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de micro-organismos. E nesses casos, a circulação de vírus é proporcionalmente maior.


Mas você sabe qual a diferença entre resfriado e gripe?


As duas são infecções virais. Certamente você já ouviu alguém dizer que está gripado: muito provavelmente essa pessoa estava resfriada. Se estivesse gripada, estaria de cama com febre alta, dores no corpo e na cabeça, indisposição/mal-estar importante e calafrios.


Sabe aquela condição que nos derruba? Isso é gripe/vírus Influenza. É para evitar esta condição - com risco de complicações (ex., pneumonia) - que devemos fazer a vacina anualmente.


O resfriado geralmente é mais brando, com menor duração e cursa com coriza, congestão nasal, garganta incomodando, lacrimejamento, espirros e febre baixa. Estes vírus (do resfriado) estarão circulando igualmente e não estão incluídos na vacina (da gripe).


Aproveitamos para esclarecer o porquê de muita gente falar “fiz vacina, mas me gripei mesmo assim”. Na verdade, se resfriou. De forma geral, incomoda, mas é bem mais leve. Dificilmente será uma gripe. Ou seja, está protegido para as viroses mais sérias.


A prevenção das duas envolve lavagem das mãos, uso de álcool gel (deixe dentro da bolsa, no carro...) e evitar levar as mãos no rosto até poder lavá-las. Evitar contato com pessoas sabidamente doentes. Não é preciso dizer que boa alimentação e sono reparador são fundamentais.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page