top of page

Dia Mundial da Imunização-09/06

Você sabia que a vacina teve origem no início do século 18, quando muitos indivíduos morriam por causa da varíola?


Elas são fabricadas geralmente a partir dos microorganismos responsáveis pelas doenças (mortos, atenuados ou com algum derivado deles) que ao serem aplicadas, levam à produção de anticorpos (proteção contra aquele vírus ou bactéria) sem que a pessoa fique doente.


Vacinação não é uma necessidade exclusiva de crianças, mas também de adolescentes, adultos e grupos de risco como gestantes, idosos e viajantes... e podem chegar a erradicar doenças em uma sociedade.


Um adulto que recebeu todas as vacinas disponibilizadas pelo programa de vacinação desde a infância, aos 30 anos de idade já está protegido contra as formas mais graves de tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche e sarampo, hepatite B, rotavírus, meningite por hemófilos, doença pneumocócica invasiva causada pelo meningococo C e rubéola, entre outras.


Como prevenir é sempre um excelente remédio, manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.


No site Família SBIm você pode consultar a relação de vacinas disponíveis nos serviços privados e nas unidades básicas de saúde. Acesse: familia.sbim.org.br/


Fontes: Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e Associação Médica Brasileira (AMB)


Comments


bottom of page